NOVIDADES DO SEGMENTO

BLOG LULITEX

Acompanhe e mantenha-se atualizado em tudo o que acontece no mundo fashion e do artesanato.
Notícias, lançamentos, eventos, desfiles, tendências e muito mais!

9 livros de moda para ter na coleção

Moda 20/08/2021

Coffee table books de profissionais que deixaram sua marca na história da moda

- Bob Wolfenson, por Wolfenson ( Terra Virgem Editora)

Bob Wolfenson, de 67 anos, iniciou sua carreira na Editora Abril em 1970. Com o passar dos anos, foi definindo seu próprio estilo de fotografar, o que lhe garantiu prestígio e trabalhos no Brasil e no mundo. Responsável por vários ensaios para a Playboy, ele também assinou diversas capas e editoriais de moda. Uma das principais inspirações de profissional, o universo feminino, acabou sendo o fio condutor do livro que passeia por seus 47 anos dedicados à fotografia. Editado por Roberto Linsker, a obra “Bob Wolfenson” é considerada mais que “apenas [um compilado de] retratos de celebridades, mas uma exaltação da arte fotográfica”

- Peter Lindberg, por Peter Lindberg (Taschen)

No livro “Peter Lindbergh on Fashion Photography”, escrito pelo artista alemão, o leitor pode conferir um trabalho do fotógrafo realizado em uma praia de Malibu, nos Estados Unidos, em 1988. Fotos de Linda Evangelista, Christy Turlington, Rachel Williams, Karen Alexander, Tatjana Patitz e Estelle Lefébure, todas consideradas supermodelos, estão garantidas.

- Annie Leibovitz, the early years, por Luc Sante & Jann S Wenner (Taschen)

A norte-americana, de 71 anos, começou sua carreira em 1970 na revista Rolling Stone, ainda como estudante. Um de seus primeiros trabalhos para o veículo foi fotografar John Lennon. Três anos depois ela já era a principal fotógrafa da revista. Neste meio tempo, Leibovitz criou um estilo pessoal de fotografia, sua técnica é até hoje marcada por envolver o uso de cores primárias, mistura de luzes naturais com artificiais e poses surpreendentes. Seu estilo tão singular faz com que as celebridades mostrem um lado mais intimista, o que ajudou muito a definir o estilo da Rolling Stone.

- I can Make you feel good, por Tyler Mitchell (Prestel Publishing)

Considerado um prodígio da fotografia, Tyler Mitchell, de apenas 25 anos, foi o primeiro afro-americano a assinar uma capa da Vogue. À época, em setembro de 2018, ele clicou ninguém menos que Beyoncé. Natural de Atlanta, Georgia, o rapaz lançou em 2020 um livro, o “I Can Make You Feel Good”, onde expõe sua visão fotográfica de maneira única. Na obra, ele mostra o que chama de “utopia negra”. Ao todo, são 208 páginas de um universo visto inicialmente apenas por Tyler. Compre na Amazon. R$ 292,02.

- Coming Into Fashion: A century of photography at Conde Nast, por Nathalie Heischdorfer ( Prestel Publishing)

A Conde Nast, um dos maiores grupos internacionais de edições de revistas, lançou a carreira de muitos grandes fotógrafos. Concessora dos títulos Vogue e Glamour, a marca é cercada pelo universo criativo desde sua fundação. No livro "Coming Into Fashion: A Century of Photography at Conde Nast" o leitor não apenas terá acesso a parte do acervo sem precedentes da marca, mas a trabalhos de lendas da fotografia, como Edward Steichen, Cecil Beaton, Irving Penn, Helmut Newton, Patrick Demarchelier, Ellen von Unwerth, Mario Testino e muito mais.

- Andy Warhol Polaroids, por Richard B Woodward ( Taschen)

Cineasta, fotógrafo, artista plástico, bem como um dos grandes percursores do movimento pop art, Andy Warhol (1928-1987) inspira gerações até hoje. Suas obras, como a clássica serigrafia de Marilyn Monroe, são altamente conhecidas no mundo. Em junho de 2019, por exemplo, suas fotografias estamparam uma coleção-cápsula da Calvin Klein. Aos interessados em conhecer mais sobre a obra de Warhol, durante os anos 50 até sua morte, ele carregou uma câmera de fotografias instantâneas, registrando grandes momentos da história novaiorquina, incluindo os agitos no badalado Studio 54. Escrito e compilado por Richard B Woodward, o livro “Andy Warhol. Polaroids” é um deleite para os fãs de fotografia.

- The New Black Vanguard: Photography Between Art and Fashion, Antwaun Sargente (Aperture)

Neste livro, o escritor Antwaun Sargent compilou 15 portfólios dos mais brilhantes fotógrafos da atualidade, incluindo o de Tyler Mitchell, para abordar a representação do corpo negro nas passarelas, nas capas das revistas e na fotografia. Para esta reflexão, Sargent também contou com a colaboração de Campbell Addy, fotógrafo fundador da agência Nii; e a fotógrafa Nadine Ijewere, conhecida por celebrar a diversidade em seus trabalhos.

- Captivate! Fashion Photography from 90's, por Claudia Schiffer (Prestel Publishing)

década de 90 foi um momento histórico para o universo fashion. Regado a estilistas renomados, supermodelos e fotógrafos de moda, o período é marcado por nomes conhecidos até hoje. Uma das modelos mais solicitadas da época, Claudia Schiffer resolveu ilustrar boa parte do que viveu no período à sua maneira. No livro, “Captivate!: Fashion Photography from the '90s” é possível passear por obras de fotógrafos de moda como Arthur Elgort e Corinne Day, além de Ellen von Unwerth e Herb Ritts, sem deixar de citar Juergen Teller.

- Fraulein, por Ellen Von Unwerth ( Taschen)

Muito antes do termo “supermodelo” ser inventado, a alemã Ellen Von Unwerth já era sucesso. Após da carreira nas passarelas, ela dedicou-se a captar a beleza feminina, tornando-se uma das fotógrafas de moda mais reconhecidas do mundo. Em “Fräulein”, a artista presta homenagem aos ícones femininos mais sexys que já passaram por suas lentes, como Claudia Schiffer, Kate Moss, Vanessa Paradis, Britney Spears, Eva Mendes, Lindsay Lohan, Dita von Teese, Adriana Lima, entre outras mais.


Fonte: https://vogue.globo.com/Shopping/noticia/2021/08/dia-mundial-da-fotografia-9-livros-de-moda-para-ter-na-colecao.html