NOVIDADES DO SEGMENTO

BLOG LULITEX

Acompanhe e mantenha-se atualizado em tudo o que acontece no mundo fashion e do artesanato.
Notícias, lançamentos, eventos, desfiles, tendências e muito mais!

5 Softwares para confecção de moda

Tendências 22/10/2021

Listamos abaixo cinco opções de programas que podem suprir as diferentes demandas e etapas na confecção de moda.

As indicações abaixo podem servir como direcionamento para que você escolha o que mais faz sentido de acordo com as necessidades da sua empresa.

1. Illustrator

O software de ilustração da Adobe é usado por milhões de designers e de artistas de diferentes áreas. Nele, é possível utilizar inúmeras ferramentas de desenho para transformar cores e formas em imagens sofisticadas. Como ele é um software de design vetorial, as ilustrações podem ser reduzidas ou ampliadas para quaisquer tamanhos, tendo sua nitidez preservada.

2. Corel Draw

O Corel é outra possibilidade de software de ilustração vetorial e edição de imagem que vem sendo bastante utilizada por designers, artistas e estilistas. Na indústria têxtil, ele atende profissionais de serigrafia, bordados, estamparia e confecções, já que oferece todas as ferramentas necessárias para produzir e gerar designs de moda.

3. Lectra

O Lectra é um software menos conhecido do público geral, justamente por ser mais direcionado a determinadas indústrias, incluindo a das confecções.
Ele promete oferecer soluções premium de tecnologia para moda e combina software, equipamento, serviço e informação para atender da melhor maneira à indústria 4.0. Passando por toda a cadeia de produção, ele atende desde a fase da ideia até a fase de conclusão do produto.

4. Audaces 360

O Audaces 360 é um programa que facilita todas as etapas de criação e produção de moda. A modelagem de roupas feita diretamente no computador oferece agilidade e facilidade para o profissional do design, além de permitir que, caso seja do interesse, o cliente participe do processo.

O sistema de desenho assistido por computador (ou CAD) permite a criação e a modelagem de peças de vestuário de forma tecnológica. No Audaces, a tecnologia 4D ainda permite que o estilista tenham uma boa ideia do resultado de suas criações durante todo o processo do design. É possível simular, por exemplo, o caimento da peça.

A produtividade da empresa também é impactada positivamente, já que as informações e especificações das peças criadas chegam de forma mais clara para as etapas seguintes da produção e auxiliam a viabilização do modelo o mais próximo possível da ideia original.

5. Erp para confecção

O Erp para confecção atua desde 1998 no Brasil, auxiliando grandes confecções a tornarem seus processos mais eficientes e rentáveis. O software possibilita o controle total da empresa, como a entrada dos pedidos, a monitoração dos processos e o atendimento no pós-venda.