NOVIDADES DO SEGMENTO

BLOG LULITEX

Acompanhe e mantenha-se atualizado em tudo o que acontece no mundo fashion e do artesanato.
Notícias, lançamentos, eventos, desfiles, tendências e muito mais!

Como começar a costurar?

Moda 29/10/2021

Um guia prático para quem quer iniciar

Seja para quem quer praticar um novo hobby, produzir as próprias roupas ou até mesmo gerar uma graninha extra, aprender a costurar é uma ótima ideia.

Quem deseja iniciar uma nova habilidade, no entanto, muitas vezes se vê perdido, sem saber qual deve ser o primeiro passo. Siga nessa leitura deste para conferir dicas de como começar a costurar:

PESQUISE SOBRE SUA MÁQUINA DE COSTURA:

Para começar a costurar, é preciso que você encontre a sua máquina! O ideal é fazer uma boa pesquisa inicial para entender os seus objetivos e identificar a máquina de costura que melhor pode atendê-los pensando, é claro, no custo benefício
É possível também que você ainda não tenha certeza se vai gostar de costurar e, com isso, tenha medo de fazer esse investimento inicial. Nesse caso, vale pensar na possibilidade de alugar uma máquina de costura. Essa ideia também é bastante válida para quem prefere testar alguns modelos na prática antes de decidir qual comprar.
De qualquer forma, é importante entender quais são as principais características e vantagens dos modelos mais comuns no mercado, escolher uma, estudar seu manual e praticar bastante para dominá-la! Pesquise, também, sobre como começar a costurar na máquina para utilizá-la com segurança!

REÚNA O MATERIAL NECESSÁRIO:

Não estamos dizendo que você precisa entrar em um armarinho e limpar as prateleiras, mas é importante se equipar antes de começar, afinal, poucas experiências são tão desestimulantes quanto estar empolgado costurando e descobrir que acabou a linha.
Para não passar por esse problema, reúna um kit básico de material para costurar antes de se aventurar nesse processo! Linhas, agulhas, alfinetes, tesoura para tecido, fita métrica e ferro de passar são essenciais.

COMECE EM PROJETOS SIMPLES:

Todo processo de aprendizado tem suas dificuldades, mas se elas forem muito maiores do que as recompensas a frustração pode ser o seu grande empecilho. Para isso, tenha os pés no chão e busque começar com projetos simples, que evoluam de acordo com as suas capacidades.
Escolha modelos menos trabalhosos e tecidos fáceis de usar para se lançar em suas primeiras empreitadas! Uma boa ideia, também, é procurar moldes de costura prontos para facilitar esse processo.

TENHA O PASSO A PASSO EM MÃOS:

Se perder ao longo do projeto é extremamente normal para quem está começando. A menos que sua memória seja excepcional, é bem difícil que você consiga simplesmente decorar o passo a passo de algo que você nunca fez, portanto, certifique-se de deixar essa lista de etapas por perto, para que você consiga conferi-la sem parar no meio do caminho.

ESCOLHA O TECIDO APROPRIADO:

Como já dissemos acima, é importante começar com calma, escolhendo projetos simples e tecidos fáceis de trabalhar. É necessário casar o projeto com o tecido, afinal, as propostas e os formatos de cada peça se adequam a tipos específicos de bases.
Tecidos de malha são bastante versáteis e adequam-se a diferentes peças, enquanto o crepe é um tecido que não amassa fácil, é tranquilo para cortar e, por ser mais encorpado, traz o toque de elegância e de sofisticação que pode ser aproveitado para roupas mais refinadas.
A viscose também é um tecido recomendado para iniciantes por também ser fácil de cortar e não escorregar, enquanto sua leveza encaixa perfeitamente com pijamas e com peças de verão. Vale a pena conferir conteúdos sobre tecidos e estudar rapidamente suas propriedades para escolher com quais começar a trabalhar.

BUSQUE UM CURSO DE COSTURA ON -LINE:

Algumas pessoas têm mais facilidade de aprender apenas lendo algum conteúdo ou assistindo vídeos que já estão disponíveis na internet, mas, para quem não é autodidata ou até mesmo prefere um acompanhamento maior, os cursos podem ser uma maneira mais direcionada e eficaz de aprender a costurar online.
Existem várias opções disponíveis na internet, com diferentes níveis de personalização, de acompanhamento e, é claro, de investimento. Vale fazer uma pesquisa para encontrar uma opção que seja viável e atenda ao que você procura!

Pronto! Agora é colocar a mão na massa.




Fonte:
https://www.digitaletextil.com.br/blog/como-comecar-a-costurar/