NOVIDADES DO SEGMENTO

BLOG LULITEX

Acompanhe e mantenha-se atualizado em tudo o que acontece no mundo fashion e do artesanato.
Notícias, lançamentos, eventos, desfiles, tendências e muito mais!

Como trabalhar com moda?

Moda 11/11/2021

Profissões do ramo da moda

Se você se interessa pela indústria e acredita que tem o perfil de um trabalhador do ramo, confira algumas opções de profissão para entender quais se encaixam melhor nas suas habilidades e vontades!

ESTILISTA:

Já vamos começar com a mais conhecida de todas! Este profissional, também conhecido como fashion designer, é o responsável pela criação das coleções de moda, sejam elas de roupas ou de acessórios.
Por conta disso, já fica claro o quanto a profissão de estilista exige criatividade, mas, também, uma atenção constante ao mercado, às tendências e às novidades que certamente trarão impacto para o setor.
Para se profissionalizar na área, a graduação em moda é uma boa base, mas os cursos de especialização não devem ser deixados de lado, principalmente os que acompanham as novidades mais importantes do setor. Acompanhar de perto os relatórios sobre tendências de moda também é essencial para o estilista.

GESTOR DE PRODUÇÃO:

O estilista cria as peças, mas alguém precisa tirá-las do papel. Pode ser que, nas pequenas confecções, tudo seja feito pelo mesmo profissional, mas, nas grandes marcas, o gestor de produção entra para tirar as novas coleções do plano abstrato e transformá-las em roupas.
É este profissional que gerencia toda essa cadeia de produção, determinando os prazos e as etapas e passando as orientações para todos os colaboradores envolvidos nessa fase, como os costureiros.
Ele precisa ser muito organizado, ter habilidades estratégicas e, além disso, um afiado conhecimento técnico sobre moda e produção, entendendo desde sobre, por exemplo, rendimento de tecidos até sobre o tempo hábil para a finalização de cada etapa do processo.

FIGURINISTA:

Ainda no ramo da produção, mas já com uma função totalmente diferente, o figurinista é o profissional responsável por montar os looks e figurinos de pessoas ou de personagens envolvidos em produções artísticas.
Um figurinista leva muitos detalhes em consideração para entender quais são as peças de roupa que melhor irão compor a imagem e representar a pessoa ou a personagem, de acordo com a situação. Para isso, ele pode tanto utilizar peças que já existem quanto criar roupas e acessórios específicos para cada caso.
Se você gosta da ideia de estudar incansavelmente sobre o papel da moda na construção de personagens e está disposto a se debruçar sobre roteiros e contextos para propor os visuais que farão sentido em cada caso, essa profissão pode ser para você!
Os figurinistas não costumam ter apenas uma formação específica, mas formações e especializações em história da arte, cinema, audiovisual e, é claro, moda, são sempre bem vindas.

COOL HUNTER:

Se você tem paixão por observar o mundo para entender as novas tendências de comportamento e tem uma boa visão de negócios, essa carreira pode ser para você! O cool hunter é um profissional extremamente importante na cena fashion por ser justamente o responsável por “traduzir” o que está acontecendo no mundo e aplicar ao negócio.
O cool hunter nunca se desliga: está sempre pesquisando e analisando as novas tendências de moda, de comportamento e de consumo para entender como elas podem ser melhor aproveitadas pelo negócio naquele momento. É peça fundamental na criação de uma coleção das grandes marcas.
Não existe uma formação acadêmica específica exigida para um cool hunter, mas habilidades de observação, de estratégia e de intuição são muito bem vindas, bem como, é claro, cursos de especialização tanto na área da moda quanto nas áreas de negócios e de marketing.

DIRETOR DE ARTE:

Quando nasce uma coleção, ela precisa ser mostrada ao mundo — e definir como isso será feito é a função do diretor de arte. É ele quem estuda minuciosamente essa nova obra (afinal, moda é arte) para descobrir qual é a melhor maneira de transmiti-la ao público.
É ele quem vai decidir quais são as campanhas mais recomendadas em cada caso e como elas devem ser produzidas e tocadas, além de montar os looks de divulgação e selecionar as pessoas que participarão do processo, desde modelos e maquiadores até fotógrafos, designers e filmmakers.
Ele deve ter um profundo conhecimento de moda e de história da arte e, de preferência, contar com especializações em marketing.

FOTOGRÁFO DE MODA:

Falando em fotógrafo, os apaixonados por moda e por fotografia também encontram seu lugar na cena fashion. Esse profissional precisa ter muito conhecimento técnico na área, dominar composições de imagem, ter muito senso estético e compreender a mensagem que o diretor de arte quer passar com cada campanha. Noções de história da arte também são sempre bem vindas.

JORNALISTA DE MODA:

Se você é formado em jornalismo ou pensa no assunto e gostaria de unir essa carreira ao mundo fashion, é possível também! O jornalista de moda é responsável pelo desenvolvimento de matérias e cobertura de eventos da área, bem como pode ser o editor chefe de programas e de publicações de moda.
A formação em jornalismo ou em comunicação é bem vinda, assim como cursos de especialização voltados para jornalismo de moda e demais workshops sobre moda em si, para imergir cada vez mais nesse universo.

CONSULTOR DE ESTILO:

Se você entende de moda, mas prefere estar mais próximo do cliente que das produções, esta profissão pode ser ideal! O consultor de imagem e de estilo ajuda consumidores a entenderem melhor o seu perfil de vestimenta, que tem a ver com suas características corporais, com personalidade e com estilo de vida.
Ele pode, também, oferecer serviços como o de acompanhar o cliente às compras e ajudá-lo a montar seu guarda-roupa funcional, entendendo o que faz sentido e sabendo quais são as peças-chave.





Fonte: https://www.digitaletextil.com.br/blog/como-trabalhar-com-moda/