NOVIDADES DO SEGMENTO

BLOG LULITEX

Acompanhe e mantenha-se atualizado em tudo o que acontece no mundo fashion e do artesanato.
Notícias, lançamentos, eventos, desfiles, tendências e muito mais!

Dicionário da Moda

Moda 13/08/2021

Confira os significados dos termos mais usados no mundo da moda

prêt-à-porter

O prêt-à-porter (ready-to-wear) é uma expressão em francês que significa literalmente "pronto para vestir". Ele é considerado o oposto da alta-costura, pois são peças produzidas em série, com uma ampla grade de tamanhos, preços mais "em conta" e uma imensa variedade de modelos. É no prêt-à-porter que a maioria das tendências são lançadas, são as roupas que vemos tanto no street style, como nas vitrines das grandes marcas e nos desfiles.

haute couture

Haute couture é nada mais, nada menos que a alta-costura. Por definição, a alta-costura é o oposto do prêt-à-porter, apesar de eles não serem rivais. Ela se caracteriza por peças feitas sob medida e sob encomenda, caminhando na contra-mão do fast-fashion, das tendências e da velocidade que encontramos tão recorrentemente na moda, oferecendo peças colecionáveis e eternas, verdadeiras obras de arte. Ela é considerada a ponte entre moda e arte, e um dos pilares mais importantes da economia francesa.

handmade

Handmade é tudo aquilo que é feito a mão, a partir de um processo cuidadoso e manual. O significado da palavra handmade remete a algo super artesanal e especial, e até um pouco distante da realidade. Na moda, vemos o handmade muito ligado à alta-costura, com os bordados elaborados e aplicações de jóias em tecidos.

tailoring

Tailoring é outro termo super importante na indústria da moda, e para compreendermos seu significado precisamos compreender da onde ele vem. A palavra tailoring vem o prefixo tailor, que é alfaiate. Logo, tailoring é a alfaitaria. Mas, não é qualquer terno ou blazer que é feito por um alfaiate e que se encaixa no termo. O tailoring é feito sob medida, no corpo da pessoa, a partir de uma técnica de modelagem super precisa, complexa e antiga


Fonte: https://stealthelook.com.br/dicionario-da-moda-as-expressoes-mais-usadas-e-o-que-elas-significam/